< Voltar lixo no planeta

3 dicas para diminuirmos a quantidade de lixo no planeta

Numa cidade como Curitiba, cada morador descarta em média 1 quilo de lixo por dia. Isso é muita coisa. Mais precisamente, 230 mil toneladas por dia no Brasil, de acordo com o IBGE. E apenas 2% vai para coleta seletiva. Todo o resto acaba nos lixões a céu aberto.

Precisamos, mais do que nunca, reduzir, reutilizar e reciclar.

REDUZIR

Planeje bem suas compras, compre apenas o necessário, cozinhe o que será consumido, e prefira produtos com menos embalagem. Outra dica é compactar bem as embalagens antes de descartá-las. Desmontar caixas de leite e outras embalagens é uma forma de aumentar a capacidade de cada caminhão de coleta, que geralmente carrega 3 toneladas mas tem capacidade para carregar o dobro.

REUTILIZAR

Utilize sacolas retornáveis para suas compras no mercado, evite copos descartáveis, e prefira produtos com refil. Com um pouco de criatividade, muitas embalagens podem ser reutilizadas para outros fins, como potes para guardar mantimentos, para decoração ou criação de novos produtos.

RECICLAR

Plásticos, vidros, metais e papéis devem ser separados do lixo comum. Procure saber se a sua cidade possui coleta seletiva e os dias específicos do caminhão. Lembre-se de limpar e secar as embalagens, e é importante compactá-las. Se a sua cidade não tem sistema de coleta seletiva, você pode encaminhar o lixo reciclável diretamente para unidades de reciclagem próximas de sua casa.

Lembre-se, diminuir a quantidade de lixo do planeta depende de cada um de nós!

fontes:

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/pequenas-atitudes-podem-diminuir-producao-de-lixo-da-cidade/32655

http://www.ecodesenvolvimento.org/dicas-e-guias/guias/2012/janeiro/sete-formas-de-reduzir-a-geracao-de-lixo?tag=rrr

https://catracalivre.com.br/geral/sustentavel/indicacao/descubra-como-reduzir-a-quantidade-de-lixo-produzido-na-sua-casa/

< Voltar