< Voltar Coleta de resíduos

Coleta de resíduos comerciais deve ser contratada

Em Curitiba, a empresa responsável pela coleta de resíduos recolhe apenas até 600 litros por semana de locais comerciais, considerados grandes produtores de lixo.

No Brasil, a produção diária de lixo é muito grande, chegando a cerca de 250 mil toneladas, sendo estimado 1kg para cada habitante. Este número faz do país o 5º maior gerador de resíduos do mundo. Estabelecimentos comerciais como mercados, bares, hotéis e restaurantes são considerados grandes produtores de lixo e, por isso, sua coleta de resíduos precisa ser feita por empresas especializadas, como a Sanetran.

Coleta de resíduos no Brasil

Das 250 mil toneladas de lixo produzidas no Brasil, 51% é orgânico e apenas 0,5% deste tipo de matéria é reciclado no país. Um restaurante com capacidade para 50 pessoas gera, em média, uma tonelada e 200kg de lixo por mês, o que resulta em 1.500 litros por semana.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através de empresas terceirizadas, é responsável pela coleta de resíduos na cidade. Para estabelecimentos comerciais considerados grandes produtores de lixo, como restaurantes, essa coleta de resíduos se limita a apenas 600 litros por semana, muito menor do que a média produzida apontada acima.

Desta forma, cada comércio que produzir uma quantidade maior que a recolhida pela Secretaria é responsável por contratar um serviço de coleta de resíduos, assim como o de transporte e destinação dos mesmos. Caso contrário, o estabelecimento recebe uma notificação e tem 15 dias para contratar uma empresa e mais 30 dias para protocolar seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) na Secretaria do Meio Ambiente.

Passado esse período, caso o proprietário não apresente a PGRS, poderá pagar R$1.650 de multa por isso, além de receber uma multa de valor variável (de acordo com a quantidade) pelo descarte irregular de lixo e mais R$20 mil pelo seu transporte irregular.

A Sanetran oferece um serviço completo de coleta de resíduos, com transporte e destinação adequados, de acordo com as normas vigentes e fornece certificado aos seus clientes, que comprova que o estabelecimento está destinando adequadamente seus resíduos. Entre em contato, saiba mais e garanta a sua tranquilidade e a segurança do seu negócio!

3355-5600
sanetran@sanetran.com.br

Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2016/08/1802215-chefs-consagrados-investem-no-aproveitamento-de-alimentos-que-iriam-para-o-lixo.shtml

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/lixo.htm

http://www.resol.com.br/curiosidades/curiosidades2.php?id=2293

http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/sobre-a-limpeza-publica-smma/341

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/meio-ambiente-orienta-grandes-geradores-de-lixo-sobre-responsabilidade-no-descarte/35332

 

< Voltar