< Voltar Descarte de lâmpadas fluorescentes

Descarte de lâmpadas fluorescentes: saiba a forma correta de fazer!

O correto descarte de lâmpadas fluorescentes deve ser respeitado para evitar danos ao meio ambiente e à saúde da população.

O descarte de lâmpadas fluorescentes exige cuidados especiais, devido à presença de mercúrio em sua composição. Apesar do baixo volume deste metal nas lâmpadas, ele pode causar problemas de saúde e contaminar o meio-ambiente.

Comparadas às incandescentes, as lâmpadas fluorescentes oferecem muitas vantagens. O consumo de energia é 66% menor, com o mesmo brilho. Além disso, as lâmpadas fluorescentes duram até 6 vezes mais que as incandescentes, e não emitem calor.

Todas essas vantagens fizeram com que as lâmpadas fluorescentes, inicialmente usadas apenas em empresas e escritórios, ganhassem espaço também dentro de casa. Como ¼ do consumo de energia domiciliar é proveniente das lâmpadas, a economia com essa substituição é considerável.

A IMPORTÂNCIA DO CORRETO DESCARTE DE LÂMPADAS FLUORESCENTES

Mesmo com a presença de mercúrio em sua composição, com o correto descarte de lâmpadas fluorescentes elimina-se completamente o risco de contaminação do meio ambiente.

O vidro representa quase 95% do volume total de resíduos nas lâmpadas, e pode ser reaproveitado na fabricação de cerâmicas vitrificadas.

O restante dos materiais também pode fomentar o reuso de matérias-primas, como o alumínio, as bases e soquetes.

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA

Os principais produtores e importadores de lâmpadas fluorescentes uniram esforços para promover o sistema de logística reversa das lâmpadas.

Através da Reciclus, associação sem fins lucrativos, toda a cadeia produtiva está unida com o objetivo de envolver a sociedade no movimento de coleta das lâmpadas e destinação final adequada.

Após a armazenagem e separação das lâmpadas em locais adequados, elas são enviadas para empresas especializadas na descontaminação e reuso de seus componentes.

Fazem parte do programa de descarte de lâmpadas fluorescentes os seguintes modelos:

– lâmpadas tubulares

– lâmpadas fluorescentes compactas

– lâmpadas contendo mercúrio, sódio ou mistas

Cada município é responsável pelo seu sistema de coleta de resíduos e gestão do descarte de lâmpadas fluorescentes.

A lista de pontos de coleta divulgada pela Reciclus pode ser conferida aqui!

 

CONTE COM A SANETRAN PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS DE SUA EMPRESA

Prestamos serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos (orgânico, reciclável, industrial, serviço de saúde, entre outros), para clientes públicos e privados em diversos municípios do Brasil.

Veja mais aqui e solicite um orçamento!

 

Fonte:

http://www.recicloteca.org.br/noticias/lampadas-usadas-saiba-como-descarta-las/

< Voltar