< Voltar Educação Ambiental

Educação Ambiental e sua importância nas escolas

Educação Ambiental ajuda no amadurecimento da criança

A Educação Ambiental é um tema bastante abordado hoje em dias nas escolas e uma das ferramentas de orientação para a tomada de consciência das próximas gerações, por isto, sua prática faz-se importante para a sociedade entender o processo do acúmulo de resíduos sólidos, suas consequências e também conhecer as soluções existentes.

Discutir problemas ligados ao meio ambiente é estar de frente a inúmeros questionamentos tais como:

  • O que é considerado lixo?
  • É possível reaproveitá-lo?
  • O que é coleta seletiva e qual a sua importância para a preservação ambiental?
  • Quem ou o que é o culpado por tantos problemas ambientais?

Estes questionamentos colaboram para a busca de soluções concretas, uma vez que instigam a ampliação dos debates sobre a questão ambiental e a educação relativa ao assunto. É notória a importância Educação Ambiental para a escola, como forma de executar práticas pedagógicas suficientes para a sociedade que transformem o ambiente em direção ao equilíbrio na relação homem e ambiente, trazendo melhoria da qualidade de vida a todos.

A Educação Ambiental tenta resgatar a necessidade de participação dos jovens na solução dos problemas ambientais, harmonizando as ações humanas em relação à sua própria espécie e aos demais seres vivos do planeta, bem como ao conjunto de fatores que compõem o ambiente.

Este tipo de educação engloba um processo participativo, onde as pessoas podem assumir o papel de elemento central do processo, participando ativamente no diagnóstico dos problemas e busca de soluções, sendo preparadas como agentes transformadores, por meio de desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética e condizente ao exercício da cidadania.

A contextualização da aprendizagem de saúde ambiental pode contribuir para que os alunos e toda a comunidade escolar compreendam as relações entre as condições ambientais e a qualidade de vida, possibilitando uma ação cidadã, ativa e crítica dos indivíduos inseridos em um ecossistema em que os princípios são gerais a todos.

O apoio dos órgãos gestores do ensino, como Ministério da Educação, secretarias estaduais e municipais e coordenadorias também é fundamental, assim como a capacitação inicial e continuada dos educadores e o engajamento das universidades públicas ou privadas, responsáveis pela formação dos recursos humanos (e humanistas) indispensáveis para uma educação de qualidade e uma saúde ambiental que seja produto da consciência coletiva e do aprendizado contínuo.

Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Utiliza-se como laboratório, o metabolismo urbano e seus recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta. A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.

Portanto, muito mais que a simples causa do meio ambiente, a educação ambiental voltada para a sustentabilidade analisa um amplo espectro de fatores que leva em consideração também os indivíduos afetados pelas atividades e ameaças a comunidades sujeitas às conseqüências danosas das práticas predatórias. Assim deve-se também ter em mente que a educação ambiental voltada para a sustentabilidade é apenas o primeiro passo  para um mundo mais equilibrado, entre homem e Natureza.

Fontes: https://www.ecodebate.com.br/2011/01/17/saude-ambiental-nas-escolas-nas-ruas-campos-construcoes-artigo-de-antonio-silvio-hendges/

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAdyYAH/a-importancia-educacao-ambiental-na-escola-a-formacao-cidadao

http://pedagogiaaopedaletra.com/a-importancia-da-educacao-ambiental-nas-escolas-3/

http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/educacao-ambiental-542432.shtml

http://www.atitudessustentaveis.com.br/conscientizacao/a-importancia-da-educacao-ambiental-sustentabilidade/

< Voltar