< Voltar lixo no carnaval

Lixo no carnaval: produzir é normal e destinar corretamente é obrigação

O acumulo de lixo no carnaval é e sempre será algo natural, mas cabe a população pensar com responsabilidade, durante e pós festas.

Se lhe perguntassem qual a data festiva do ano que acumula maior quantidade de lixo, provavelmente, sua resposta seria: o carnaval! Durante as festas, o lixo no carnaval passa despercebido e as pessoas só focam em curtir, consumir e descartar materiais. Mas e depois da festa? O que fazer com as ruas que ficam repletas de lixo?

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pela Comlurb, no ano passado foram recolhidas incríveis 785 mil toneladas de lixo durante o carnaval do Rio de Janeiro. Assustador, né!?

Por isso, nunca é demais reforçar que, se cada um fizer sua parte e praticar mudanças de hábito, o quadro pode melhorar, e muito. Confira abaixo, algumas atitudes que podem e devem ser praticadas por todos. Aproveite e passe adiante!

JOGUE MATERIAIS DESCARTÁVEIS EM LIXEIRAS

Nas ruas, procure sempre uma lixeira ou postos de recolhimento de resíduos para descartar seus materiais. Além de entupir bueiros e causar enchentes, o lixo cortante pode machucar quem está curtindo a festa.

Caso haja um grande acumulo de lixo dentro de casa, separe-o em sacolas plásticas e procure o depósito de lixo mais próximo do seu prédio ou casa.

RECICLE O QUE PUDER

Como citado na dica acima, separar é essencial. Separe garrafas, latinhas, copos e vidros em sacolas plásticas para a coleta seletiva. A reciclagem economiza energia para futuras produções de materiais.

ECONOMIZE LIXO

Uma boa forma de economizar na quantidade de lixo é utilizar sua própria caneca ao invés de copos plásticos. Provavelmente, os copos se perderão e você usará vários deles. As prefeituras acabam tendo custos altos com a coleta de lixo no final das festas, dinheiro que poderia ser investido em outros setores.

CUIDADO COM AS FANTASIAS

Muitas delas são cobertas de glitter, brilho, fitas e confetes, que desgrudam da roupa e acabam por poluir as avenidas, dificultando o processo de limpeza, já que são materiais pequenos e em grande quantidade. Sem contar nas areias das praias, local ainda mais impróprio para o uso dessas fantasias, por acabarem poluindo as águas marinhas.

 

PARA A DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS NO CARNAVAL, CONTE COM A SANETRAN

A Sanetran realiza a coleta de diversos tipos de resíduos: orgânicos, recicláveis, domiciliares, comerciais, industriais, de serviços de saúde, entre outros.

 

fontes:

http://www.menos1lixo.com.br/5-dicas-pra-um-carnaval-com-mais-folia-e-menos-lixo/

http://hojeemdia.com.br/horizontes/cidades/8-dicas-para-aproveitar-o-carnaval-sem-lixo-e-sem-desperd%C3%ADcio-1.447279

< Voltar