< Voltar Prejuízos ambientais

Prejuízos ambientais ao descartar lixos em canteiros e terrenos baldios

Além de doenças e outras complicações de saúde, o acúmulo de lixo e entulhos pode favorecer enxurradas, alagamentos e causar muitos prejuízos ambientais.

O descarte de lixo em canteiros e terrenos baldios é um dos problemas mais comuns em vários municípios brasileiros, e lidera listas de reclamações nos serviços das prefeituras. Além do incômodo para a vizinhança, esse problema traz uma série de prejuízos ambientais para o local.

Terrenos baldios são espaços vazios, sem moradores, e que por isso muitas vezes acabam virando depósito irregular de lixo e entulho. Mas a responsabilidade pela conservação dos terrenos é exclusiva de seus proprietários, que podem ser multados caso não cumpram com seus deveres.

O acúmulo de lixo, entulhos, e o crescimento do mato são fatores que propiciam a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos. Entulhos, por exemplo, podem servir de abrigo para aranhas e escorpiões.

Já a matéria orgânica presente no lixo serve de alimento para algumas espécies de animais, que são atraídos e se criam nas proximidades. A proliferação de ratos pode trazer uma série de doenças para a população. Entre elas a leptospirose, causada por uma bactéria presente na urina dos roedores.

O crescimento do mato, e o lixo acumulado, facilitam a formação de água parada. Esses reservatórios acabam tornando-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti. E as equipes de combate à dengue muitas vezes encontram dificuldades de acesso aos terrenos baldios, para eliminação dos focos.

Em épocas de chuva, o acúmulo de lixo e entulhos pode obstruir bueiros e canais de escoamento, provocando alagamentos na região. As enxurradas também acabam espalhando mais rapidamente as doenças causadas pelos animais que se alimentam do lixo.

Além das doenças e dos riscos de alagamento, o descarte de lixo em canteiros e terrenos baldios espalha mau cheiro pela região e atrai pessoas que fazem uso indevido do local. Todos esses fatores acabam contribuindo para a desvalorização dos imóveis no entorno. Isso leva a mais terrenos vazios e imóveis desocupados, tornando-se um círculo vicioso.

CONTE COM A SANETRAN PARA A COLETA E TRANSPORTE DE RESÍDUOS

Realizamos a coleta de diversos tipos de resíduos: orgânicos, recicláveis, domiciliares, comerciais, industriais, de serviço de saúde, entre outros. Elaboramos um estudo em conjunto com os clientes para avaliar o volume e periodicidade, bem como a disponibilização de equipamentos como: totens, containers, compactadores, caixas estacionários, bags, entre outros.

Conheça mais sobre nossos serviços aqui!

 

fonte:

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/lixo-de-construcoes-tem-destinacao-irregular-7y64cijb002jacbjgs93elzym

http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/problemas-causados-terrenos-baldios/

< Voltar