< Voltar redução do lixo

Antes de praticar a reciclagem, que tal focar na redução do lixo?

Apesar da reciclagem desempenhar papel fundamental na sustentabilidade do planeta, é preciso agir antes na causa do problema: a falta de redução do lixo.

Na sociedade extremamente consumista em que vivemos, sem dúvidas a reciclagem de resíduos tem grande importância para o meio-ambiente. Mas ao mesmo tempo que o tema tem ganhado espaço na mídia nos últimos anos, pouco tem se falado na redução do lixo.

Enquanto a reciclagem ataca o problema ambiental na ponta, no final do ciclo de vida do produto, a redução ataca o problema em sua origem. Produtos que utilizam menos embalagem, ou que possam ser distribuídos via refil, contribuem de forma mais significativa para a redução do impacto ambiental causado pelos resíduos.

A logística reversa tem papel fundamental neste processo.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), define que a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei.”

Leia mais sobre este tema aqui!

RECICLAGEM X CONSUMISMO

Quando falamos em reciclagem, a Suécia é um exemplo mundial. Utilizando o lixo como matriz energética, o país recicla 99% de seu lixo, e apenas o restante 1% é destinado a aterros. Como efeito de comparação, Curitiba, que já foi reconhecida como capital ecológica do Brasil, recicla apenas 5,7% do lixo coletado.

O exemplo sueco poderia ser modelo para o mundo, não fosse por uma outra informação importante: dados do Banco Mundial revelam que a população urbana sueca gera 60% mais resíduos que a brasileira.

Mesmo considerando as diferenças entre um país desenvolvido para outro em desenvolvimento, é muita coisa.

Outro ponto é que, como a Suécia ainda tem que importar lixo de outros países para suprir a demanda de suas usinas de reciclagem, isso acaba desencorajando seus cidadãos a produzirem menos lixo.

EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO

Os países que investirem em educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável serão os verdadeiros líderes do século XXI. Sem dúvidas a educação é o único caminho para convivermos em harmonia no futuro.

CONTE COM A SANETRAN PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS DE SUA EMPRESA

Prestamos serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos (orgânico, reciclável, industrial, serviço de saúde, entre outros), para clientes públicos e privados em diversos municípios do Brasil.

Veja mais aqui e solicite um orçamento!

Fonte:

http://www.recicloteca.org.br/noticias/reciclar-e-importante-mas-reduzir-o-lixo-e-muito-mais/

http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/apesar-da-fama-do-lixo-que-nao-e-lixo-curitiba-recicla-apenas-57-do-que-e-coletado-1pupphy5f2wzt6dyphvxajj99

< Voltar