< Voltar resíduos cortantes

Resíduos cortantes: a importância de embalar corretamente!

Casos de acidentes com resíduos cortantes infelizmente são muito comuns no Paraná. Entenda a importância de descartá-los corretamente.

Em Paranavaí, um coletor se feriu pela segunda vez esse ano por conta de resíduos cortantes. Desta vez com seringas descartadas incorretamente no lixo. Em Cascavel, 9 coletores se feriram somente no primeiro semestre de 2017.

Em São José dos Pinhais, uma coletora da associação de reciclagem também se feriu com cacos de vidro que não foram descartados corretamente. Esses são apenas alguns dos casos que a reportagem do Bom Dia Paraná apresentou essa semana.

Assista a matéria na íntegra aqui:

http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/t/edicoes/v/descarte-correto-do-lixo-pode-evitar-acidentes-de-trabalho/6204056/

Além dos ferimentos, uma série de doenças podem ser transmitidas aos coletores pelos resíduos cortantes: HIV, hepatite B e C, além de outros vírus, fungos e bactérias.

Embalar os resíduos cortantes corretamente é a melhor maneira de evitar acidentes, tanto com outros membros da família, quanto com os coletores que trabalham na separação dos resíduos para a reciclagem.

O saco de lixo tradicional não é resistente à punctura. Se você colocar algo pontiagudo dentro dele, provavelmente o objeto vai rasgá-lo, e ficar exposto. Você mesmo pode se cortar na hora de levar o lixo para fora.

ALGUMAS DICAS SIMPLES PODEM EVITAR ACIDENTES:

– O descarte ideal de cacos de vidro ou outros objetos pontiagudos como espetinho de churrasco, é dentro de garrafas pet. Corte a garrafa na parte superior, coloque os objetos dentro, e depois feche-a com fita adesiva.

– Se você não tiver garrafas pet vazias em casa, embrulhe os cacos em várias camadas de jornal, e coloque em um saco plástico bem fechado. Escreva “CUIDADO VIDRO” em um local bem visível da sacola antes de descartá-la.

– Alguns materiais possuem formas específicas de descarte, como:

  • Lâmpadas Fluorescentes: possuem vapor de mercúrio, então devem ser descartadas em coletores específicos. Procure na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de sua cidade onde encontrar postos de coleta.
  • TV e monitor: São lixo eletrônico, portanto não podem ser descartados como reciclável nem como lixo comum. Devem ser levados de volta ao fabricante ou descartados em local específico para resíduos eletrônicos.

CONTE COM A SANETRAN PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS DE SUA CIDADE OU EMPRESA

Prestamos serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos (orgânico, reciclável, industrial, serviço de saúde, entre outros), para clientes públicos e privados em diversos municípios do Brasil.

Veja mais aqui e solicite um orçamento!

 

Fonte:

http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/t/edicoes/v/descarte-correto-do-lixo-pode-evitar-acidentes-de-trabalho/6204056/

< Voltar