< Voltar Resíduos orgânicos

Resíduos orgânicos e a sustentabilidade da compostagem

Processo de decomposição natural e que pode ser feito em casa, a compostagem reaproveita os resíduos orgânicos, transformando-os em adubo.

Cerca de 52% do lixo produzido no Brasil é composto de resíduos orgânicos e a maioria tem como destino os aterros sanitários. Apenas 2% do lixo total é encaminhado para compostagem e reciclagem. Mas, é possível mudar essa situação, realizando a separação correta do lixo e criando um sistema de compostagem em casa.

Quais são os resíduos orgânicos?

São considerados resíduos orgânicos, por definição biológica, tudo o que é matéria de origem animal ou vegetal. Inclusive papéis feitos com fibras vegetais, quando descartados, se enquadram nesse grupo.

Somente em Curitiba, de acordo com a prefeitura, são produzidas 41 mil toneladas mensais de resíduos orgânicos. Portanto, a compostagem é uma boa solução para o seu reaproveitamento, de forma sustentável.

O que é compostagem?

A compostagem consiste num processo biológico de transformação da matéria orgânica, através da sua decomposição por microrganismos, como fungos e bactérias. Seu resultado é um composto orgânico, rico em nutrientes minerais e substâncias húmicas, que funciona como adubo natural, permitindo a redução do uso de fertilizantes artificiais.

Como fazer a compostagem?

A composteira é o local onde serão depositados os resíduos orgânicos para que sejam decompostos. Seu tipo e tamanho variam de acordo com a quantidade de lixo e com o espaço do ambiente em que irá ficar.

É possível construir uma composteira em casa, com caixotes ou latões. Basta colocar terra com minhocas, os resíduos orgânicos e esperar o tempo necessário. Para quem deseja algo pronto, existem composteiras para vender, inclusive, com microrganismos mais fortes e eficientes. Como ainda não existem projetos de recolhimento de adubo, uma das soluções para quem fizer compostagem em apartamento, é doar o adubo para hortas comunitárias ou sítios.

Quer saber mais sobre gestão de resíduos ou precisa contratar uma empresa especializada? Entre em contato com a Sanetran!

  1. 3355-5600

sanetran@sanetran.com.br

Fontes:

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/07/compostagem-e-alternativa-para-transformar-lixo-organico-aprenda.html

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2368-o-que-e-como-fazer-compostagem-compostar-composteira-tecnica-processo-reciclagem-decomposicao-destino-util-solucao-materia-organica-residuos-solidos-lixo-organico-urbano-domestico-industrial-rural-transformacao-adubo-natural.html

http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/organicos/

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/lixo.htm

< Voltar